Analisando "mais de perto" imagens coletadas de Plutão, astrônomos descobriram detalhes que podem significar a existência de dunas em sua superfície. No entanto, ao contrário das dunas que estamos acostumados aqui na Terra, de areia, lá elas são formadas de gelo de metano.
As imagens foram capturadas durante a passagem da New Horizons por Plutão, ainda em 2015.
"O que temos agora é a evidência de uma superfície geológica diversificada, dinâmica e ativa. Nós vemos montanhas, geleiras e gelo em movimento. Mesmo com a atmosfera rarefeita, vemos a evidência dela moldando a superfície deste mundo, assim como acontece em nosso próprio planeta", conta Matt Telfer, autor do estudo que revela a novidade publicado na Science.
A descoberta das dunas foi possível com a ajuda da combinação de uma modelagem de um outro cientista com o mapa da superfície desenvolvido recentemente pela New Horizons. As dunas ficam localizadas na fronteira da Planície Sputnik, onde é possível observar uma mancha com formato de coração na foto do antigo planeta.
Plutão ainda é considerado um "planeta anão", mas, segundo os cientistas, se ele é um considerado um planeta ou não é irrelevante para o estudo.
Fonte: Gizmodo, Science
Nenhum comentário:
Postar um comentário