Enquanto a demonstração do Google Duplex deixou todo mundo maravilhado e assustado durante o Google I/O, a Microsoft vem fazendo testes com uma tecnologia similar de interface de comunicação no mercado chinês com mais de 500 milhões de usuários. Nesta terça-feira (22), durante um evento sobre inteligências artificiais em Londres, Satya Nadella, CEO da Microsoft, exibiu o bot social Xiaoice, e revelou: "ele tem seu próprio programa de TV, escreve poesias e faz muitas coisas interessantes".
Até o momento, Xiaoice tem se comunicado com seus amigos virtuais majoritariamente por mensagens de texto. Entretanto, desde o início de 2018 a Microsoft tem iniciado testes onde a IA liga para seus contatos e mantém conversas em áudio com os amigos virtuais. Não é um uso semelhante ao que foi demonstrado pelo Google Duplex porque Xiaoice não entra em contato com pessoas desconhecidas para solicitar uma reserva de serviço, mas a IA é capaz de manter conversações amigáveis. Até o momento, a IA tem mais de um milhão de chamadas feitas, mas apenas em mandarim.
As interações do Xiaoice são tão impressionantes quanto as demonstradas pelo Google Duplex. Com a habilidade de prever as probabilidades do que os humanos dirão em seguida, a IA dá respostas naturais e rápidas. A repórter Angela Chen, do The Verge, é fluente em mandarim e estava presente no evento, relatando que a voz do Xiaoice "soa muito bem".
Apesar da popularidade da Xiaoice entre os usuários chineses, aqui no Ocidente a IA ainda é bastante desconhecida. Quando pensamos em Microsoft e IAs capazes de interagir, logo pensamos na assistente Cortana, que ainda é bastante limitada quando comparada aos assistentes da concorrência. Vale lembrar, ainda, da tentativa frustrada da Microsoft de testar um chatbot em inglês, o Tay. Em menos de um dia ele foi retirado de circulação por exibir discursos racistas no Twitter.
Talvez o traumático episódio contribua para que a empresa esteja sendo extra cautelosa ao tentar novamente lançar um bot falante em inglês. Mas agora, com a demonstração do Xiaoice, é indiscutível que a Microsoft detém o conhecimento de como criar bots interativos com tanto poder comunicativo quanto as concorrentes.
Fonte: The Verge
Nenhum comentário:
Postar um comentário