A Nvidia anunciou na GDC 2018 a NVIDIA RTX, uma tecnologia de ray tracing (traçado de raios) que oferece uma renderização com qualidade mais alta e em tempo real para criadores de conteúdo e desenvolvedores de jogos. A tecnologia de ray-tracing da Nvidia é "altamente escalável", segundo a empresa, e roda nas GPUs com arquitetura Volta.
Durante a GDC, criadores de conteúdo mostraram como a tecnologia ray-tracing em tempo real pode fornecer gráficos realistas em jogos futuros. A Nvidia apresentou sua solução RTX com suporte ao Microsoft DirectX Raytracing, que estará disponível para usuários do Windows. A empresa também anunciou que o SDK NVIDIA GameWorks vai receber um módulo ray tracing denoiser (filtro de remoção de ruído/granulação na imagem).
O ray-tracing em tempo real substitui a maioria das técnicas usadas hoje em renderização padrão com cálculos ópticos realistas que replicam a maneira como a luz se comporta no mundo real, fornecendo imagens mais reais. A AMD também anunciou hoje sua tecnologia ray tracing no AMD ProRender, enquanto a Microsoft anunciou a DXR, a integração de ray tracing diretamente no DirectX 12