A declaração do médico Rodrigo Lasmar, em seu desembarque no Rio de Janeiro, de que Neymar tinha uma fratura completa em seu pé direito foi uma surpresa para muitos. Especialmente para o PSG. É o que publica em sua edição deste sábado o jornal “L’Equipe”, que estampa a manchete “PSG está irritado com Lasmar” em uma de suas reportagens.
Segundo a matéria, os médicos do time parisiense mantêm o diagnóstico inicial de que Neymar teria uma fratura incompleta – popularmente conhecida como fissura, termo não utilizado mais na medicina. A postura do médico da seleção brasileira, ao dar prazo de dois meses e meio a três meses para o retorno do atacante, foi vista com indignação pelos membros da equipe francesa.
De acordo com a apuração do “L’Equipe”, o PSG entende que Lasmar agiu de tal forma para proteger Neymar e se prevenir de um erro na previsão. O jornal também afirma que "os brasileiros mostraram-se pessimistas e falaram de operação rapidamente". Seria uma forma de pressionar o PSG a ceder à decisão e minimizar qualquer risco de não ter o atacante na Copa do Mundo.
– A comunicação de Rodrigo Lasmar é escandalosa. Ele esperou estar no Brasil para falar e diminuir o PSG, que confiou nele. Neymar tem uma fissura sem deslocamento e incompleta, quer dizer que uma parte do osso não está fissurada. E Lasmar não é o melhor em cirurgia como são (Eric, médico do PSG) Rolland e (Gérard, médico que supervisionará a cirurgia) Saillant – declarou uma fonte do clube ouvida pelo jornal.
Na última quarta-feira, após a vitória do PSG sobre o Olympique de Marselha pela Copa da França, o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, afirmou que a decisão pela cirurgia foi tomada em conjunto com Rodrigo Lasmar e que era “a melhor opção”. Uma fonte do clube escutada pelo “L’Equipe” ironizou a postura dos brasileiros no episódio ao lembrar que o time parisiense tem um confronto decisivo pela frente, contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões.
– Se fosse a seleção brasileira que tivesse um importante jogo para jogar, seus líderes teriam feito a mesma coisa que o PSG. Nós sempre esperamos dois ou três dias quando não há uma fratura.
Neymar fraturou o quinto metatarso do pé direito ao torcer o tornozelo em um lance sozinho, durante a vitória por 3 a 0 do PSG contra o Olympique de Marselha, no último domingo. Ele chegou a Belo Horizonte no início da noite desta sexta-feira e, na manhã deste sábado, fará cirurgia. O atacante deve ter alta médica ainda no domingo. Ainda não foi divulgado onde o jogador fará sua recuperação.