O uso de redes Wi-Fi públicas sempre foi um risco de segurança. Embora possa parecer lógico para muitas pessoas conectar seu dispositivo a uma rede sem fio pública, pode ter grandes repercussões negativas. Infelizmente, um usuário de Bitcoin descobriu isso da pior maneira. Mais especificamente, ele perdeu mais de US $ 117 mil em Bitcoin para criminosos que se infiltraram em sua conta enquanto estavam conectados a uma rede sem fio.
Bitcoin e WiFi público juntos é uma combinação ruim
Esta história ocorreu em Innsbruck, na Áustria, em algum momento desta semana. O usuário de Bitcoin estava conectado a uma rede sem fio pública e quase que imediatamente perdeu cerca de US $ 117 mil em BTC. Parece que os criminosos usaram essa rede Wi-Fi para se infiltrar no computador do usuário e comprometer uma conta pertencente a ele. Não está claro qual conta foi afetada, mas parece que esta associada a algum tipo de exchange de criptomoedas.Sabemos que o usuário afetado verificou esta “conta” em conexão com o momento atual do preço do Bitcoin. Considerando que existem algumas flutuações de preços nos dias de hoje, muitas pessoas estão ativamente controlando suas carteiras. Armazenar dinheiro em uma exchange ou carteira online nunca é uma ideia inteligente, especialmente ao acessar esses serviços através de uma rede sem fio pública.
Em muitos casos, as redes sem fio públicas não têm segurança. Eles podem ser acessados por qualquer pessoa, mas nunca há uma maneira de verificar se um sinal de WiFi vem de uma rede legítima ou um ponto de acesso falso configurado por criminosos. Não seria a primeira vez que alguém imitou um nome de rede sem fio pública em um esforço para sequestrar os dispositivos conectados e as informações que passam através da conexão. O tráfego é muitas vezes não criptografado, o que o deixa vulnerável para certos indivíduos roubar os dados.
Em relação a este incidente específico, parece que os bitcoins em questão foram movidos para uma conta desconhecida. Isso levanta muitas questões, já que todas as transações de Bitcoin são publicamente rastreáveis. Quando eles são convertidos em uma criptomoeda diferente – Monero, por exemplo – rastrear os fundos torna-se muito mais difícil. Não está claro se é o que aconteceu neste caso. Há poucas informações para isso no momento, já que a investigação ainda está em andamento.
Não é a primeira vez que vimos histórias sobre o roubo de criptomoedas. Muitas pessoas perdem os seus fundos porque são extremamente descuidadas. Existem algumas regras básicas que as pessoas precisam levar em consideração em todos os momentos. Sempre armazene seus fundos em uma carteira que você controla, em vez de uma carteira online ou exchange. Instale um cliente apropriado em seu dispositivo móvel ou computador. Obter uma carteira de hardware é uma opção ainda melhor, embora esses não suportem todas as criptomoedas por padrão.
Além disso, se você quiser verificar o saldo de sua conta online – seja criptomoedas ou relacionados a bancos -, não use redes sem fio públicas para fazer isto. Eles não estão criptografados e são inseguros e devem ser evitados a todo custo. As redes sem fio públicas são mais adequadas para pesquisas na Internet e não atividades relacionadas á contas pessoais. Expor seus dados em uma conexão de rede não criptografada, você estará pedindo para ter problemas futuros; Isso é certo.
Fonte. studiobitcoin