Ibovespa fechou em alta de 0,56% e atingiu 81.675 pontos nesta segunda-feira. Com essa pontuação, o principal índice de ações da bolsa brasileira renovou sua máxima histórica pelo segundo pregão seguido. Na sexta-feira, o Ibovespa fechou aos 81.219 pontos.
Os investidores começaram a semana de olho no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira e monitorando a paralisação do governo norte-americano, segundo a Reuters.
Veja a pontuação do Ibovespa em 2018
Ibovespa em 2018
O mercado olha com atenção o julgamento de Lula e suas consequências para a corrida eleitoral em 2018. Nesta quarta-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julga o recuso de Lula. Ele foi condenado à prisão em primeira instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Se tiver o recurso negado, o ex-presidente poderá ficar de fora da disputa eleitoral em 2018.
A consultoria Rosenberg avalia que a possibilidade de Lula não poder ser eleito anima o mercado financeiro, que é mais favorável a um candidato de centro, de acordo com a Reuters.
No cenário externo, o acordo fechado entre senadores americanos para reabrir o governo federal, que enfrentava uma paralisação nos últimos 3 dias, ajudou a impulsionar os mercados.
Entre as ações, o destaque do dia foi a da Eletrobras. Os papéis ordinários subiram 7,26% no dia, enquanto os preferenciais avançaram 4,25%. O governo federal encaminhou nesta segunda-feira o projeto de lei que define as regras de privatização da estatal.